quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Princípios da Espiritualidade

Muitas pessoas chegam a questionar o que vem a ser realmente a espiritualidade, frente a tantas e tantas visões que existem. Alguns entendem a espiritualidade como o esoterismo, em que passam a estudar de forma descontrolada tudo que lhes vêm à frente, sem ter filtros para nada. Mas, nesse caso, apenas está se racionalizando a questão da espiritualidade, e nem sempre está se deixando sentir como um ser espiritual.

Assim, espiritualidade, em princípio, é conhecer a si próprio; conhecer-se em suas falhas, suas faltas, seus orgulhos, suas vaidades, seus medos. Consequentemente, ao se conhecer em cada ponto, buscar mudar para o melhor, para ser realmente Luz! As virtudes da vida, como a caridade, o amor, o altruísmo, e tantas outras, é que são as relações básicas em que nos compreendemos como uma parte do Todo (Deus) como espíritos encarnados em um corpo que é uma parte do tudo (criação Divina). Ao se conhecer mais profundamente, deve-se deixar sentir como essa parte do tudo e do Todo. É saber que tudo foi criado por Deus, e não tem sentido falar em Deus e em espiritualidade, quando temos preconceitos, entramos em jogos de poder, envolvemo-nos em brincadeiras de mal gosto que ferem aos outros (que também são partes da criação dEle), sermos indesejáveis, invejosos e olhamos para os outros sempre com aquele ar de "o que é que ele tem que eu não tenho", e assim por diante.

A humildade, o amor, a caridade, o não preconceito, e tantas outras virtudes é o que leva ao crescimento e evolução espiritual e à Luz de Deus. Toda atitude contrária ao princípio da unicidade e da unidade em Deus é contrária à espiritualidade. Logo, para buscar a espiritualidade, necessário se torna buscar se conhecer (como dizia Sócrates: Conhece-te a ti mesmo!), mudar dentro de nós mesmos as atitudes que nos separam do tudo e do Todo, acabar com as mesquinharias e os sentimentos de posse de que somos "donos uns dos outros", deixar de ferir aos outros, buscar ter conhecimentos sobre o mundo espiritual e saber lidar com os espíritos, dominando os dons mediúnicos e sabendo que a consciência e a sabedoria são quem nos elevam em conciência moral para não sermos afetados por espíritos obsessores.

Quando nos conhecemos e entendemos esses princípios, atingimos a felicidade e a paz interior, e tornamo-nos realmente espiritualizados, e não apenas uma caixa de conhecimentos sobre o mundo dos espíritos cujo conteúdo pode ser aplicado a qualquer um, menos a nós próprios: é preciso nos olharmos no espelho e vermos se não temos o que apontamos nos outros. Como dizia Jesus: não julgueis para não sermos julgados!

Que Deus os abençoe!

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog, interessante pois estava precisando ler o que li, foi muito apropriado. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir