Orixás são espíritos primordiais (em Iorubá, que em outras culturas recebem nomes variados, como anjos, deuses nórdicos, etc.), cujas lendas traduzem inúmeros aspectos psicológicos, físicos, espirituais, etc. As religiões afro-brasileiras mantêm cultos antigos, e muito conhecimento se retira para se elevar espiritualmente e conhecer a verdadeira magia da vida. Assim, em se tratando do Orixá Xangô, necessário se torna conhecer um pouco a seu respeito.
O
Orixá Xangô é considerado o deus da justiça, o deus da pedreira e da montanha,
o deus da inteligência e da sabedoria, o deus da magia, o deus do fogo, o deus do
raio e do trovão. É o deus da riqueza. É o mais forte entre os Orixás. Como
todos os Orixás, é chamado de deus, por ser da hierarquia dos espíritos que
governam as forças da natureza citadas que estão ligadas ao elemento fogo.
Assim,
ele é o deus da justiça, por ser o equilíbrio, representado nas suas
ferramentas: os Oxés (machados de duas faces). Na justiça, representa também o
princípio da dualidade e junto ao equilíbrio. É o deus da pedreira e da
montanha, que representa a rigidez no pensamento, na ação e na moral. É a
prudência, a convicção, a certeza e a segurança. É a força a paciência e a
dedicação.
É o deus da inteligência, por representar o pensamento lógico, a
capacidade de abstração, o raciocínio, a memória, o conhecimento que muda, que
ensina. É a determinação de conhecer e saber aplicar corretamente as práticas
rituais magísticas. É a ligação entre o mundo espiritual e o mundo material.
É
o deus do fogo, que é seu elemento. É o fogo controlado que é a magia. É a
pedreira que quando atritada gera fogo. É o fogo que cria e que destrói. É o
fogo da vida, do trabalho, da dedicação e da coragem. É o fogo dominado pela
inteligência e pela magia. É o deus do raio que representa a ligação entre a
terra e o céu, e que gera o fogo que destrói, o fogo que muda, o fogo que faz
justiça. É no raio que é representada a mesma condição de ser o deus da magia,
da ação e intervenção. É o poder das forças elétricas e magnéticas.
É a ligação
entre o chakra base e o chakra coronário, o vermelho e o branco, que são as
cores de suas contas, vestimentas e velas que são acesas.
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É o deus do trovão
por representar a dominação pela magia e pela voz. É a imposição e a rigidez
moral e a justiça. É o deus da riqueza, que representa o domínio da matéria
pelo espírito, que é o princípio da aplicação da inteligência, do trabalho, da
moral, da magia. É no domínio da matéria que tem a riqueza. É o rei e por suas
regências, é o mais poderoso e forte na hierarquia espiritual.
O
Orixá Xangô é também conhecido como o Orixá comilão, que representa a fartura,
a riqueza e o poder da opulência.
As
cores relacionadas com Xangô são: vermelho e branco, que representam os dois
extremos nos chakras do ser humano: o chakra base e o chakra coronário,
respectivamente. Por serem os dois extremos, representam o equilíbrio e a
dualidade, além da justiça. Também representa a ligação entre o mundo
espiritual e o mundo material, ou a magia. Também, o domínio material pela
inteligência, ou a riqueza. Em todas as suas características, ou dominações
sobre o mundo material, suas cores mostram sempre a mesma interligação do
poder, da inteligência, da justiça, do equilíbrio, e assim por diante. Em
alguns casos, pode ser representado pela cor marrom, que representa a força
sobre a terra, sobre os elementos da natureza, a magia.
Por
ser do elemento fogo, a cor vermelha relacionada com o chakra base determina
forte ativação sexual. Porém, como é o fogo controlado (a magia), é controlado
nas atitudes materiais no equilíbrio com a espiritualidade.
A
principal ferramenta de Xangô é o Oxé, que é o machado de dois gumes, que
representa a dualidade, o equilíbrio, a justiça. Em sendo uma ferramenta de
trabalho, o machado corta tudo nos dois sentidos, que representa o poder e a
força que ultrapassa qualquer obstáculo, cortando a tudo que está à sua frente,
e que mostra ser decidido. Outra ferramenta de Xangô é o pilão, que esmaga a
tudo que nele é colocado, representando a força física e espiritual, a magia,
que a tudo transforma, assim como a justiça a quem intenta contra ele (ou seus
protegidos).
A
saudação para esse Orixá é: Caô Cabiecilê, que é muito traduzido como:
permita-me vê-lo, majestade! De acordo com as lendas, Xangô era rei e o único
Orixá que sabia ler e, portanto o mais poderoso, sábio, forte e imponente. E
por isso sua saudação é essa. Adiante, quando for comentado sobre as lendas e
suas relações com a magia, entender-se-á melhor essas lendas do ponto de vista
da magia Elemental.
Geralmente,
as vestimentas de Xangô e seus filhos trazem as cores relacionadas a ele, que
são o vermelho, o branco, ou o marrom. Muitas vezes, linhas ou faixas douradas
são postas nas roupas dos seus filhos (aqueles que trazem em si a energia
vibratória e a necessidade de seguir e obter a proteção desse Orixá).
Os
filhos de Xangô têm corpos largos, comem muito, têm pescoço curto, são
inteligentes, são persistentes, embora impacientes, gostam de envolvimento com
a espiritualidade, tendem a ser mais calados, são altivos, conseguem ter alguma
estabilidade financeira, quando não a riqueza, são fortes, são um tanto
sisudos, moralistas, justos, pensam alto, são decididos, são racionais, são
viris, não gostam de mentiras, são generosos, são honestos, são quietos, são
analisadores de tudo, são sempre vitoriosos e são saudáveis. Todo filho de
Xangô tem a necessidade de fazer santo, ou pelo menos fazer uma grande
obrigação.
No
sincretismo, Xangô é o espírito cuja vibratória se apresenta nos Santos: São
Jerônimo, São João e São Pedro. O primeiro é a força de Xangô que dá a
inteligência de forma predominante. No segundo, São João, predomina a relação
com o fogo que transforma, que muda: a fé e a flexibilidade. No terceiro, São
Pedro, a característica predominante é a rigidez da pedra, a imponência das
montanhas. Em todos os casos, as características se apresentam em maior ou
menor grau, assim como no lado contrário.
Falando sobre o Orixá Xangô, várias informações mais precisas e detalhadas são encontradas no livro: XANGÔ, MEU PAI! O ORIXÁ REI.
Um abraço e que Deus os abençoe!
BOA NOITE, MORO NO RS, E GOSTARIA DE COMPRAR ESTE LIVRO, PODE ME DIZER ONDE ESTA DISPONÍVEL PARA A VENDA
ResponderExcluirOlá Adão! Caô Cabiecile! Se você clicar no link logo acima da última imagem da capa do livro com o título do livro, leva à página do AGBOOK, que é:
Excluirhttps://agbook.com.br/book/135154--Xango_Meu_Pai_O_Orixa_Rei
Ou, caso não consiga por esse link, tem no clube de autores, no link:
https://clubedeautores.com.br/book/135154--Xango_Meu_Pai_O_Orixa_Rei
BOA NOITE, MORO NO RS, E GOSTARIA DE COMPRAR ESTE LIVRO, PODE ME DIZER ONDE ESTA DISPONÍVEL PARA A VENDA
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