domingo, 17 de março de 2013

Falar demais é um problema?


Analisando uma realidade fatual e fatal do ser humano, fiquei observando como as pessoas falam tanto, sem cansar a boca.
Ora, de certa forma, expor seu pensamento é uma situação normal do dia a dia, entretanto, quando se perde o controle da língua, o problema cresce e a pessoa passa a se expor.

Expõe-se por falar demais, pois como dizia Freud: Se Paulo fala de Pedro, sei mais sobre Paulo do que Pedro. Ou seja, não é sobre o que se escuta que se sabe, mas sobre quem está falando é que se sabe.

Expõe-se por que mostra suas fraquezas interiores, desde que tudo que temos dentro de nós como um problema, é guardado e fortemente protegido por nossos próprios orgulhos que é uma couraça que protege as fraquezas.

E o primeiro passo para proteger a fraqueza e o mal que habita em nós, é falar do próximo. É julgar, é condenar, é apontar, é tentar desviar o assunto, é se colocar como perfeito sem a mínima humildade e dizendo que é modesto, entre outros tantos quês. Como diz o ditado: Lembre-se que sempre que apontar alguém com um dedo, três outros apontam para si.

De um lado, falar é necessário, como diz o dito popular: Quem não fala, Deus não ouve. Mas, esse dito nos chama a atenção de: o que e como falar, pois falar o correto, de forma clara, o que se deseja e, ESSENCIALMENTE, POUCO, é certo.

Assim são as formas reais da magia, em que em poucas e simples frases que vêm do coração, realizam-se milagres.

O grande problema do falar, contrário a esse dito popular, encontra-se em vários outros ditos populares que traz uma sabedoria secular. Entre esses ditos, podemos citar:

- Quem fala demais, dá bom dia a cavalo
- Quem fala demais, pouco aprende
- Quem fala dos outros, esquece de si
- Quem fala o que quer, ouve o que não quer
- Quem muitas pedras atira, uma dá na cabeça
- Quem muito fala, muito erra
- Quem não ouve cuidado, ouve coitado
- Quem não sabe rezar, xinga a Deus
- Quem te fala mal de outra pessoa,falará mal de ti também
- Quem tem boca fala o que quer
- Caveira quem te matou? Foi a língua
- Em boca fechada não entra mosquito
- Falar é fácil, fazer é difícil
- Falar é prata, calar é ouro
- Língua fala, língua paga
- O cão não ladra por valentia e sim por medo
- O homem está pronto para tudo desde que lhe seja dito com mistério; quem quer ser acreditado deve falar baixo
- O mal é o que sai da boca do homem
- O medíocre discute pessoas. O comum discute fatos. O sábio discute idéias
- O que você não vê com seus olhos, não testemunhe com sua boca
- O sábio cala, o tolo fala, o ignorante discute
- O sábio esconde a sua sabedoria, o tolo anuncia a sua ignorância
- O segredo é a alma do negócio
- Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem
- O sujo falando do mal lavado
- Peixe morre pela boca
- Pense rápido, fale devagar
- Sábio não é aquele que sabe de tudo e sim usa tudo que sabe
- Se não queres que ninguém saiba, não o faças
- Se nós temos dois ouvidos e uma boca, é para ouvirmos mais e falar menos
- Ver, ouvir e calar

entre tantos outros.

Ou seja, falar é uma necessidade. Mas, o que falar, é que é o problema. O falar demais, sempre gera problemas a mais e demais, pois, como citado anteriormente, expõe as nossas fraquezas e problemas interiores, medos (diz o dito que: cachorro que late não morde), mágoas, soberbas, expõe a nossa própria vida a quem não é desejado (invejosos, maldosos, etc.), além de todo o mal que nos habita interiormente.

Nesses tantos ditos populares se mostra que o falar descontrolado é um mal (diz o dito popular: Caveira, quem te matou? Foi a língua!).

A palavra controlada ou silenciada é nossa força. É o segredo. É o poder.

Já a palavra solta e descontrolada mostra a fraqueza e nos torna escravos dela.

Quando estamos descontrolados emocionalmente, fatalmente falamos o que não devemos, e depois, não temos como voltar atrás, não nos lembramos, ferimos, ativamos ódios, etc., pois já nos condenamos em nossa atitude.
Claramente, na coexistência do mundo espiritual com o mundo material, espíritos de baixa vibratória, obsessores, ou como queira denominar de acordo com cada cultura (exús, diabos, espíritos trevosos, etc.) aproveitam esse descontrole da boca para injetarem no pensamento do falador, informações que ele não queria ou não deveria dizer.

E, por ser descontrolado em sua boca, termina por revelar segredos seus e dos outros, termina por dizer palavras que nem sempre são desejos seus (fazem isso para complicar a vida do falador e para gerar brigas e confusões entre as pessoas, como citado anteriormente: ferir, atacar, etc.), aproveitam-se para falar o que eles querem, ao invés do que a pessoa quer, e o fim é sempre triste!

Da mesma forma, na magia, o segredo é uma das essências. Toda prática de magia realizada, se vem a público, não mais funciona, pois há a dispersão das energias e os espíritos que confiaram o segredo terminam por se afastar. Daí, nada funcionar, pois a fé também se dispersa com a quebra do segredo.
Por isso, uma das maiores frases conhecidas no Ocultismo é: QUERER, SABER, OUSAR E CALAR.

Isto determina de forma clara o que tantos grandes evoluídos, como BUDA, JESUS, KRISHNA, entre outros, falavam a respeito da fé, do amor, do mal do ego, do segredo e do conhecimento.

Assim, fica a mensagem: Queres crescer? Queres evoluir? Então, deixe de falar demais (só fale o essencial e ouça mais que fale), deixe de se regozijar e de se mostrar aos outros como superior, puro e o tal (pois quem muito quer mostrar que é algo, apenas mostra ser o contrário de tudo, desde que quem tem de ver o que somos são as pessoas em suas atitudes, e não serem convencidas em nossas palavras).

Enfim, Jesus nunca ficou falando que era o bom, que era o tal, que era superior, mas ao contrário, sempre se mostrava na humildade, deixando quem quisesse falar dele. Suas atitudes foram o que mostraram para todos quem ele era! Ou seja, seu exemplo falou mais alto que suas palavras e ficou na história.

E assim é que tem de ser, pois ninguém que fala demais (especialmente sobre si mesmo como a pureza, como a inteligência, como a modéstia, como o amor, como a serenidade, como a soberania, etc.) é o que fala, pois sempre em suas atitudes mostra o contrário de suas belas palavras (diz o dito popular que: De boas intenções, o inferno está cheio!).

Quem silencia é SÁBIO. Quem fala demais se condena.

Que Deus os abençoe!

4 comentários:

  1. Saudações Fraternais Caro Irmão !!!Pax vobiscum !!! Obrigado ...pela postagem e pelo ensinamento!!! É, a bem da verdade: "sedes senhores de vossa língua,para não serdes escravos de vossas palavras".
    Fraternal abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Jovino! A maioria das pessoas não sabem como usar a palavra, e falam demais, tornando-se escravo por falarem o que não devem... Um fraterno abraço!

      Excluir
  2. Oli, Eduard ...Muito bom o texto, um dos melhores que já li... sobre o tema agradeço dharmadhannya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dhannya Dharma! Obrigado pelo comentário. Acredito que a luz de cada um deve ser acesa, mas isso vem de dentro para fora. Tento ser claro o máximo possível para, quem sabe, a minha luz de vela seja suficiente para acender um sol em alguém... Um fraterno abraço!

      Excluir